Armadilhas que podem atrapalhar a sua carreira profissional
O profissional que não ouve
Você já reparou como alguns profissionais têm dificuldade para ouvir seus companheiros de equipe e até a liderança da empresa? Pois bem, isso é muito comum no ambiente de trabalho e até você pode conhecer alguém assim ou se dar conta de que você é essa pessoa. Por isso, o nosso objetivo é ajudar você a identificar essa armadilha no dia a dia de trabalho a fim de não atrapalhar o desenvolvimento da sua carreira profissional.
Algumas das dificuldades mais comuns desse profissional é não querer ouvir uma crítica ou um feedback negativo e não ouvir os subordinados por achar que sabe mais do que eles. Desse modo, ele tem o costume de se achar o dono da razão e da verdade. Isso acontece muito por conta da necessidade das pessoas em serem protagonistas, gerando este comportamento exacerbado.
Precisamos interagir e colaborar com as pessoas, grupos e áreas ao nosso redor. Então, a questão que fica é: como uma pessoa que tem esse perfil consegue ajudar, colaborar com o grupo?
Esse comportamento, aliás, pode vir de uma liderança ou de uma gestão que não irá favorecer a contribuição mútua para um determinado resultado. Então, trata-se de um comportamento autodestrutivo e perigoso que, na maioria dos casos, as pessoas ao redor têm consciência de que não estão sendo ouvidas.
Vale ressaltar que esse perfil parece que tem prazer em ouvir a própria voz. Logo, elas se tornam arrogantes e se distanciam do grupo porque só enxergam a sua realidade. Isto é, para ela, as outras pessoas não têm nada para contribuir. Como consequência, acabam isoladas porque todo mundo cansa de falar com quem não sabe ouvir. Para a carreira, os impactos são vários.
Pessoas que não sabem ouvir geralmente tomam decisões equivocadas por não ter dado chance a outras opiniões e ponderações que levariam a uma decisão mais correta, perdem chances de promoções porque são vistas como arrogantes e não conseguem a admiração das pessoas.
Para perder esse vício comportamental é preciso despertar para novas possibilidades, se abrir para o pensamento do próximo. Exercitar mais conversas, falar menos e reservar alguns momentos para ouvir e escutar.
Assim, você não perderá mais a oportunidade de multiplicar as ideias, ou seja, de multiplicar os resultados. Logo, se você é gestor, a sua área irá melhorar muito a performance. Se você é membro de um grupo, irá aprender com as outras ideias e se aprimorar profissionalmente. Ouvir é a melhor forma de aprendizado e de melhoria da nossa carreira.
Por fim, é importante dizer que o profissional que não tem o perfil de escuta e não dá voz para seus companheiros, pode vir a ser preterido em relação a outros profissionais. Além disso, principalmente para quem trabalha sanando as dores dos clientes, é fundamental desenvolver a condição de ver o outro, deixando de ser emocionalmente surdo.
Por fim, a partir dessa percepção no dia a dia, você vai aprender e evoluir, ou seja, deixar de gostar tanto das próprias palavras, ouvir uma opinião, crítica ou feedback que você não gosta, mas para a sua carreira é muito importante e construtivo.