GESTOR NARCISISTA – GUIA PRÁTICO DE COMO LIDAR COM UM NO TRABALHO

O narcisismo é caracterizado por um excesso de autoestima, uma necessidade constante de admiração que serve como alimento para essa pessoa.  É importante entender que o narcisista se alimenta das energias geradas pelas respostas emocionais que ela gera nas pessoas, sendo a atenção a preferida delas. E aqui é importante entender também que essa atenção pode ser positiva, como por exemplo, a admiração ou negativa, como por exemplo o medo e tenção.

É muito comum confundir narcisismo com psicopatia, sendo que ambos são destinados as pessoas que tem o foco todo nos próprios objetivos.

É muito difícil, sem qualquer tipo de diagnostico especializado, conseguir afirmar que uma pessoa tem psicopatia ou é narcísica.

Segundo especialistas, a diferença entre as duas categorias é que o narcisista sente todas as emoções, ele só não externaliza a maioria delas.

O psicopata é incapaz de sentir emoções. Ele não tem empatia, ele não se conecta emocionalmente com as outras pessoas.

Se você se interessa por esses dois assuntos dá uma olhada nos conteúdos das excelentes  Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva – Psiquiatra e Taryana Rocha – Psicoterapeuta – elas são especialistas nesses assuntos.

COMO IDENTIFICAR UM GESTOR NARCISISTA

Identificar um gestor narcisista não é tão simples quanto parece. O narcisismo é um comportamento, logo, é algo que sempre acontece, que sempre se repete.

Por que eu digo isso? Porque segundo a Taryana Rocha, todos nós somos, em maior ou menor grau, temos uma pitada de narcisismo que permite com que foquemos nos nossos próprios interesses sem, no entanto, ter os efeitos sociais corrosivos do narcisismo em alto grau.

No mundo corporativo temos dois grandes grupos de narcisistas:

Os incompetentes, que não conseguem ter sucesso nas suas funções e objetivos e os competentes, que são aqueles que conseguem cumprir as suas metas e são realmente muito bons no que fazem.

Eu vou contar para vocês os principais comportamentos e atitudes que mostram que o seu gestor pode ser narcisista. Alguns desses comportamentos isolados e manifestados de maneira esporádica, podem não significar nada.

Mas eles juntos e de maneira recorrente, são sinais claros que você está diante de um narcisista no seu trabalho!

1-) SEGUIDORES

Todo gestor narcisista carrega consigo uma pessoa ou mesmo um grupo de pessoas em todas as empresas que ele vai.

A desculpa para isso é: “Essas pessoas sabem como eu trabalho!”

Confesso que sempre que eu escuto isso, uma vozinha me vem ao pé do ouvido e sussurra: “Mas o papel do líder não é desenvolver pessoas, inclusive aquelas que nunca trabalharam com ele?”

Além do trabalho em si, essas pessoas têm a função de alimentar a necessidade de atenção e validação continua desse líder.

E perceba, não tem nada de errado em indicar colegas de outras experiências profissionais para trabalhar com você! A questão aqui é que o líder narcisista fecha um círculo de seguidores em torno de si, que além de garantirem a alimentação emocional dele, não vão ofuscá-lo, não vão aparecer mais do que ele.

Eu chamo esse grupo de “Dourados”, porque não importa a competência que eles tenham ou os comportamentos que eles manifestem, o gestor narcisista sempre vai reconhecê-los e premiá-los mais do que as outras pessoas que não fazer parte desse grupo.

E do outro lado, o gestor narcisista sempre escolhe alguém ou um grupo de pessoas que são os “Bodes Expiatórios” as pessoas que são culpadas de tudo e nunca fazem nada certo.

Essa dinâmica tem várias utilidades para o gestor narcisista:

– Reforça para os Dourados a importância da fidelidade a esse líder.

– Mostra para os Bodes Expiatórios o que acontece com quem não adula o líder.

– É o que o narcisista quer: manter os dois times em estado de alerta e atenção.

2-) HIERARQUIA

Outra característica de gestores narcisistas é que eles adoram hierarquia – quando lhes convém!

As pessoas que reportam para o narcisista são proibidas de falarem com pessoas de outras áreas, ou mesmo da mesma área, que estão em um nível hierárquico maior.

Só o gestor narcisista fala com os seus pares ou superiores. Só o narcisista aparece.

Existem empresas onde isso faz parte da cultura. Quando não é o caso, o narcisista cria essa “regra” dentro da área dele.

O que é engraçado é que ele não segue essa regra, se ele precisar falar com qualquer pessoa acima dele, ele vai fazer isso.

Essa espécie de “blindagem corporativa” acaba fazendo com que todos os assuntos pertinentes a área desse gestor narcisista sejam concentradas nele.

Ele se torna a cara da área.

Exemplos práticos disso:

– Ele vê um trabalho de um membro da equipe que teve destaque e impacto nas outras áreas, ele despersonifica esse trabalho e diz que “foi do time” – o que indiretamente leva a atenção para ele, afinal de contas ele é o responsável pela área OU ele renomeia esse trabalho e diz que foi ele quem fez.

3-) TUDO O QUE ELE FAZ PRECISA DE PALCO

Todo narcisista precisa de atenção.

Então, tudo o que ele faz na empresa tem que ser visto, ouvido e de preferência, admirado.

Quais são as ferramentas mais comuns que o chefe narcisista usa sempre para ser o centro das atenções?

– Piadas sobre o trabalho, aparência e comportamento dos outros. (inclusive piadas depreciativas). O que interessa aqui é chamar a atenção!

– Competitividade exagerada (e quase sempre não aceitam a derrota).

4-) FALTA DE EMPATIA

Não importa o que você fale ou qual difícil e dramática seja uma situação que você está passando, para o gestor narcisista não é nada.

Ele não tem empatia ou seja, ele não consegue se colocar no lugar do outro. Tudo o que ele vê é sempre sobre a perspectiva dele!

O seu problema, o seu desafio, a sua situação sempre serão menores que a dele e ele sempre sofrerá mais, será mais inteligente, dedicado e superior que você.

Para o narcisista, o que interessa é o destaque, mesmo que seja para ver quem sofre mais.

QUAIS SÃO OS RISCOS DE TER UM GESTOR NARCISISTA PARA A SUA CARREIRA?

1-) ELE SEMPRE VAI TE MANTER ABAIXO DELE E SEMPRE VAI OFUSCAR O SEU BRILHO.

Sempre.

E se ele, por um algum motivo, for impossível não notar o seu crescimento e evolução profissional, ele vai criar uma narrativa de que você só chegou onde chegou por causa dele.

É por isso, que por mais confortável que seja fazer parte dos seguidores do narcisista, ser um “Dourado”, cobra o seu preço.

O teto da sua carreira vai ser sempre o piso do gestor narcisista. Ele nunca vai se esforçar para que você cresça. Não mais que ele.

2-) AMBIENTE TÓXICO E TENSO

O narcisista sempre vai manter a energia do ambiente de trabalho dele com altos níveis de tensão e toxidade. É muito comum gestores narcisistas fazerem joguinhos de manipulação contra os seus liderados, criando situações de intriga, mal entendidos, tudo sobre a desculpa do desenvolvimento, da alta performance e do bom serviço.

O que ele quer, na verdade, é criar situações para obter o que deseja. Por isso usam táticas intimidação, chantagem emocional ou jogo psicológico para controlar e influenciar as pessoas ao seu redor.

Com o passar do tempo, isso leva ao cansaço, estresse, ansiedade, emergência psicológica e gerando ódio e ressentimento. Esse clima está longe de ser o melhor para o desenvolvimento profissional de alguém e principalmente, acaba interferindo muito no processo de recolocação das pessoas que tem um gestor narcisista, porque muitas delas manifestam esses comportamentos durante os processos seletivos.

E como eu sempre digo, a última coisa que um recrutador ou gestor deseja é contratar alguém que aparente ter problemas já no processo seletivo.

COMO LIDAR COM UM GESTOR NARCISISTA

Todas as sugestões que vou trazer para vocês agora funcionam sozinhas ou ao mesmo tempo.

Minha sugestão será sempre a de utilizar todas juntas.

1-) A primeira coisa que eu sugiro que você faça é: não tente salvar um narcisista.

A partir do momento que você desconfia ou mesmo identifica que o seu chefe é um narcisista você tem duas únicas escolhas:

·        Muda de área ou de empresa.

·        Aprende a trabalhar com ele enquanto consegue mudar de área ou de empresa!

A melhor opção é sempre se afastar do narcisista. Sempre!

2-) Método da Pedra Cinza

Se não é possível se afastar do narcisista, você vai precisar conviver com ele. Para isso, a melhor ferramenta é o que os especialistas chamam de “Método da Pedra Cinza” onde você vai mostrar completa neutralidade (tanto comportamento, quanto gestos e expressões) contra tudo o que ele disser e fazer.

Observe, mas não absorva.

Lembre-se que o narcisista ele se alimenta do substrato da atenção, seja ela admiração ou medo. Quando você mostra total neutralidade, ele não tem esse alimento e depois de um certo tempo, vai escolher outra pessoa para encher o saco.

3-) Imponha limites e mantenha as relações estritamente profissionais.

Já nos primeiros sinais de comportamento narcísico, imponha limites. Deixe claro que você não tolerará determinado comportamento.

Estabeleça limites de comunicação, tratativa e ações.

De preferência, faço isso no privado.

Se você fizer isso em público, vai criar um o contexto que o narcisista adora: público.

Tudo o que puder ser alinhado formalmente, como atas de reunião, serão de grande ajuda nessa estratégia.

Seguindo essa linha, mantenha as relações entre vocês estritamente profissionais.

Nada de conexões em redes sociais que não sejam profissionais, eventos fora do ambiente de trabalho, compartilhar coisas pessoais, nada.

Quanto menos o narcisista souber, melhor!

4-) Conheça seus gatilhos emocionais

O narcisista tem um radar para gatilhos emocionais – que são aquelas situações onde você demonstra ou mesmo perde o controle sobre as suas emoções.

Todas as pessoas normais tem isso.

O narcisista vai a todo custo tentar ativar esses gatilhos e o seu objetivo é não deixar ele fazer isso e a melhor maneira é conhecer quais são esses gatilhos, quais são as situações que te tiram do sério, do controle.

A partir do momento que você perceber os vários sinais de que está prestes a perder o controle ou mesmo que está prestes a entrar em um contexto ou situação que possa levar você a isso, utilize o “Método da Pedra Cinza”.

5-) Peça ajuda

Se a empresa em que você trabalha tiver uma área de Recursos Humanos ou mesmo Compliance, busque ajuda direta deles.

E não se esqueça, sempre traga evidências do comportamento narcísico e as suas consequências para você, seu time e até para a empresa.

As empresas estão cada vez mais cientes de que comportamentos tóxicos são muito prejudiciais para elas e elas estão empenhadas em coibir o máximo possível.

CONCLUSÕES FINAIS

Para quem trabalha no mundo corporativo, é comum passarmos mais horas semanais no trabalho e com as pessoas que o cercam do que com a nossa família e amigos. Por isso, é importante zelar a todo custo por um ambiente e relações saudáveis pelo maior tempo possível.

Reconhecer os padrões de comportamento de um gestor ou colega de trabalho narcisista de imediato é uma ferramenta muito interessante na manutenção de um ambiente profissional saudável, mesmo que o narcisismo faça de tudo para ter o contrário.

Eduardo Saigh – Especialista no recrutamento e seleção de executivos de RH

 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *